ÓLEO DE ORÉGANO ABAIXA PRESSÃO ARTERIAL E PROTEGE O CORAÇÃO EM SITUAÇÃO DE INFARTO SEGUNDO ESTUDOS

O carvacrol é o principal composto de óleos essenciais de muitas plantas, como o orégano que possui de 60-80% em seu óleo essencial. É utilizado de forma etnomédica há séculos, e em alguns livros e exposições didáticas, é relatado que óleos ricos neste componente aumentariam a pressão arterial. Até 2006 ainda não havia sido feito nenhum estudo investigando detalhadamente sobre sua ação sobre o sistema cardiovascular.

Em 2007, um grupo de cientistas da Turquia, liderados pelo Doutor Aydin [1], investigou pela primeira vez o papel do carvacrol sobre as funções cardiovascular de ratos. O carvacrol na dose de 100 mcg/kg IP, reduziu a freqüência cardíaca, a pressão arterial média e a pressão arterial sistólica e diastólica dos ratos anestesiados enquanto que não houve efeitos em 1, 10 e 20 microg/kg.

O mecanismo pelo qual o carvacrol age reduzindo a pressão arterial alta está ligado ao bloqueio dos canais de cálcio cardíacos do tipo L.

Ficou assim derrubado o mito propagado de que óleo de orégano aumenta a pressão. Ele possui na verdade qualidades hipotensoras e benéficas para quem sofre de hipertensão arterial, além de pesquisas mais recentes provaram que o carvacrol, principal componente do óleo essencial de orégano, possui qualidades cardioprotetoras que poderiam proteger o coração numa situação de infarto [2] [3].

O carvacrol foi capaz de proteger o músculo cardíaco de ratos após processo de infarto, impedindo o estresse oxidativo e apoptose (morte celular de células do coração). Foi observado que a cardioproteção é associada com sua ação anti-oxidativa, onde ele diminuiu enzimas presentes no infarto como creatina kinase (CK), a isoenzima MB da creatina kinase (CK-MB), lactato dehydrogenase (LDH) e tropolina T cardíaca (cTnT). Notou-se também que o carvacrol reduziu intensamente os níveis de malondialdialdeíxo (MDA), radical livre danoso, o que obviamente elevou a atividade das enzimas anti-oxidantes e cardio-protetoras, superoxide dismutase (SOD), glutationa peroxidase (GSH-PX) e a glutatIona reduzida.

Autor:
Fabian Laszlo
Cientista Aromatólogo

O óleo essencial de orégano você encontra em nossa loja virtual:
www.emporiolaszlo.com.br/oleo-essencial-de-oregano-qt-carvacrol.html
Ou em todas as revendas da Laszlo:
www.laszlo.ind.br

ESTE TIPO DE CONHECIMENTO SOBRE ÓLEOS ESSENCIAIS É UM PEQUENO EXEMPLO DO QUE VOCÊ APRENDE EM AULAS DE AROMATOLOGIA CONOSCO, SAIBA DATAS DE CURSOS EM NOSSA ESCOLA
www.ibraromatologia.com.br

Clique aqui, e tenha acesso as cromatografias da LASZLO
http://goo.gl/Tz1x4b

pria

Sua Saúde Natural

www.pria.com.br

Referências:

1. Aydin Y, Kutlay O, Ari S, Duman S, Uzuner K, Aydin S. Hypotensive effects of carvacrol on the blood pressure of normotensive rats. Planta Med. 2007 Oct;73(13):1365-71.
2. Song X, et al. Carvacrol pretreatment attenuates myocardial oxidative stress and apoptosis following myocardial ischemia-reperfusion in mice.
Nan Fang Yi Ke Da Xue Xue Bao. 2013 Nov;33(11):1624-7.
3. Yu W1, Liu Q, Zhu S. Carvacrol protects against acute myocardial infarction of rats via anti-oxidative and anti-apoptotic pathways. Biol Pharm Bull. 2013;36(4):579-84.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *