SÁLVIA ESCLAREIA, O "OLHO DE CRISTO"

Salvia é um gênero botânico da família Lamiaceae que inclui 1.000 espécie que são muito usadas como condimento, erva medicinal e como plantas ornamentais. Seu nome vem do latim salvare ou salveo, que significa “salvar”, que reflete a fama de “cura tudo” que a planta possui.

Originária da Ásia ocidental, Europa meridional e central, a espécie Salvia sclarea é uma espécie herbácea bienal e é cultivada amplamente em países temperados, como planta ornamental e para produção do seu óleo essencial. Era utilizada nas antiguidades egípcia, grega e romana e é citado por Plínio e Dioscórides.

Os antigos egípcios a utilizavam para a fertilidade, virtude também reconhecida entre os gregos. Dizia-se que para uma mulher engravidar, deveria ficar isolada em um quarto por alguns dias tomando o sumo desta planta, e quando fizesse amor com o marido, rapidamente engravidaria.

O óleo essencial de Sálvia esclareia tem propriedades semelhantes às do óleo de Sálvia comum (Salvia officinalis), mas é muito mais seguro, uma vez que contém menos tuiona, e portanto, é menos tóxica, o tornando-a extremamente popular na aromaterapia. É preciso ter cuidado para comprar o óleo certo.
Essa planta conquistou um lugar de destaque no mercado internacional pela razão do seu óleo essencial ser bastante solicitado pelas indústrias de perfumaria e de alimentos, especialmente na produção de doces, balas e licores.

O nome esclareia deriva da palavra latina que significa “claro”. Na Idade Média, era conhecida como “Oculus Christi”, que quer dizer “o olho de Cristo”. No passado, acreditava-se que beber o seu chá, além de aliviar a dor de garganta, poderia limpar a vista e a mente, ajudando as pessoas a ver o que acontecem em sua volta ou o que pode acontecer no futuro com mais clareza.

Inalar o óleo antes de dormir também produz efeitos impactantes. Seu aroma pode provocar sonhos nítidos e intensos, ajudando muitas pessoas a revelar ou trabalhar questões emocionais. Ao despertar ela pode provocar ainda um estado mental de euforia.
As propriedades medicinais do óleo essencial da sálvia esclarea são muitas: é relaxante, adstringente, antisséptica, aromática, fortalecedora dos cabelos, regeneradora celular, tem ação antidepressiva e um forte efeito antiespasmódico, além de expressar a mesma atividade que o estrogênio, o hormônio feminino.

É especialmente indicada para ansiedade, artrite, asma, depressão, estresse, indigestão, memória, menstruação ausente ou escassa, pressão alta e TPM. Além disso, é uma das melhores opções para ser usada no momento do parto.

Adicionada a um óleo de massagem, a sálvia esclareia relaxa a tensão e dor dos músculos. Sua ação relaxante pode reduzir espasmos musculares e reduzir a pressão arterial. É ainda especialmente útil para problemas femininos como cólicas menstruais, além de ter se estabelecido como um dos melhores remédios para os calorões da menopausa.

Propriedades terapêuticas:

Amenorréia e problemas ginecológicos ++++
Infecções genitais por insuficiência hormonal +++
Menopausa ++++
Frigidez e impotência +++
Fadiga nervosa +++
Micoses ++
Colesterol alto +++
Problemas circulatórios ++
Ansiedade e insônia +++

Como usar:

Via inalação: pingar 2 gotas em um pedaço de algodão e fazer ciclos de inalação de 2 minutos 3x por dia.
Via oral: 1-2 gotas em uma colher de mel 2 x por dia para problemas menstruais.
Via dérmica: 1% em creme ou óleo carreador para passar no baixo ventre.

Contra-indicações: Não recomendado para a gestação e período de amamentação, nem em bebês, crianças, nem em casos de mastose mamária ou câncer hormonais.

Por André Ferraz
Psicólogo e Aromaterapeuta

Óleo essencial de Sálvia esclareia você encontra:

pria

Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *