GERÂNIO: O ÓLEO FEMININO

O Gerânio é uma exuberante planta aromática medicinal nativa da África do Sul, e cultivada em Madagascar Argélia, Egito e Marrocos, que produz flores ornamentais e cuja fragrância lembra a de rosas. Seu nome científico é Pelargonium graveolens, uma derivação da palavra grega “pelargos” que quer dizer cegonha, uma alusão ao bico desta ave que tem semelhança ao fruto do gerânio. Foram introduzidos na Europa em 1690 e cultivados pela indústria francesa para obtenção do óleo essencial em 1847.

Há vários relatos que Pitágoras, filósofo e matemático grego, aconselhava seus discípulos a tomarem chá de gerânio para moderar as paixões da juventude. Plínio, o Velho, naturalista romano, jurava que uma pequena porção da tintura da flor diariamente evitava qualquer tipo de doença. E Horácio, poeta romano, acreditava que a ingestão de gerânio seria capaz de aumentar a capacidade de aprendizado de qualquer pessoa.

Embora não há comprovação dessas lendas, a ciência já confirmou que gerânio possui diversos efeitos benéficos para a saúde por conter um hormônio natural, seu óleo essencial ajuda a hidratar a pele, relaxar e ainda regula as taxas hormonais masculinas e femininas.

O óleo essencial de Gerânio é capaz de estimular o córtex adrenal, responsável pela produção de hormônios sexuais, auxilia na regulação do aparelho reprodutor feminino, ameniza sintomas como: cólicas, TPM, inchaço nos seios, menstruação excessiva, falta de menstruação, sintomas da pré-menopausa (climatério) e pós-menopausa.

Também é um excelente anti-inflamatório e fungicida. Controla Candida albicans e leucorréia (corrimento vaginal). E tem poder estimulante da circulação linfática e diurético, reduz edemas, celulite e o inchaço nos tornozelos.

Usado para tratar problemas de pele, tem ação regeneradora e hidratante do tecido epitelial, citofilático, regula a oleosidade da pele, útil no tratamento de peles oleosas, envelhecidas, ressecadas, enrugadas, eczematosas e acnéicas, trata psoríase.

Propriedades terapêuticas:

Acne, queimaduras, dermatite, chagas, impetigo +++
Micose cutânea e ginecológica +++
Reumatismo, artrite, tendinite +++
Cicatrizante, cortes com sangue +++
Hemorragia nasal +++ (2 gotas em uma mecha de algodão e enfia no nariz)
Estresse, depressão, ansiedade ++++

Formas de uso:

Creme antioxidante: adicione 3 gotas de Óleo Essencial de Gerânio ao creme facial diurno. Favorece a circulação e rejuvenesce a pele;
Fricção para TPM, menopausa (regula a hipo e hiper secreção de hormônios sexuais): pingue 5 gotas de Óleo Essencial de Gerânio e 5 gotas de Óleo Essencial de Sálvia sclarea sobre a coluna vertebral e friccione vigorosamente, ou pingue 5 gotas de Óleo Essencial de Gerânio e 5 gotas de Óleo Essencial de Sálvia sclarea na planta dos pés fricionando-os;
Para fortalecer a feminilidade e estabilizar as emoções: pingue 3 gotas de Óleo Essencial de Gerânio no colar aromático individual;
Pele oleosa: 3 gotas de óleo de gerânio diluídos em 1 colher de sopa de argila verde. Misture um pouco de água à argila até formar uma pasta, em seguida adicione o óleo. Aplique no rosto e deixe por 20 min. Enxague em seguida.
Fluxo irregular: 3 a 5 gotas em uma bacia de água quente. Faça um banho de assento por 15 minutos. 2 gotas em meio litro de água morna. Utilize um pano e faça compressas no abdome.

Contraindicações: desaconselhável o uso nos três primeiros meses de gestação. Em caso de superdosagem, pode causar dermatite vesicular. Em peles hipersensíveis, não deve ser utilizado puro.

Por André Ferraz
Psicólogo e aromaterapeuta

 

Óleo essencial de gerânio você encontra:

pria

Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *