15 Usos para o Óleo de Coco. Muito além da Hidratação Capilar!

Que o óleo de coco já é coringa da beleza natural todas já sabemos, mas e alguns usos inusitados e diferentes para ele? Nessa lista serão 15 usos, mas existem muitooos mais!

Na beleza:

1. Óleo corporal

Esse é um dos usos mais comuns, a textura do óleo de coco (em temperatura ambiente) é ótima para aplicar e hidratar a pele. Após o banho, aplique o óleo em todo o corpo, dando atenção especial às partes mais ressecadas, como os cotovelos. Experimente adicionar  óleos essenciais para criar aromas diferentes!

2. Máscara capilar

Como ele foi mais conhecido e disseminado! O óleo de coco é ótimo para fazer a umectação do cabelo, devolvendo a saúde e o brilho dos fios. Derreta um pouco do óleo em banho-maria (ou no microondas) e espere esfriar. Com o cabelo seco, aplique o óleo mecha a mecha, até cobrir todo o cabelo.

Deixe no mínimo 2h, ou vá dormir assim e lave o cabelo na manhã!

3. Hidratante labial

Lábios rachados perdem a briga contra o ultra hidratante óleo de coco. Para usá-lo durante o dia, coloque um pouco de óleo em uma embalagem vazia de lentes de contato, ou crie você mesmo uma embalagem para carregá-lo na bolsa.

4. Amaciador de cutículas

O clima seco do inverno e o uso constante de detergentes deixam as cutículas ásperas e levantadas. Aplique um pouco de óleo de coco em cima das cutículas, massageie delicadamente, deixe atuar durante 5 minutos e limpe o excesso com um lenço de papel. Faça este tratamento antes de dormir, então acorde com as cutículas suaves, nutridas e com unhas mais fortes.

5. Exfoliante corporal

O óleo de coco é uma ótima base para criar exfoliantes faciais ou corporais. Basta derretê-lo, acrescentar um pouco de açúcar e pronto!

Caso queira criar seu próprio sabonete exfoliante, coloque o óleo derretido em uma fôrma e acrescente o açúcar (branco ou mascavo). Coloque a fôrma na geladeira até solidificar. Daí, basta cortar o pedaço desejado e usá-lo durante o banho.

6. Removedor de maquiagem

Para proteger o rosto, ao invés de utilizar produtos artificiais, use o óleo para remover o make. Aplique-o em movimentos circulares até retirar toda a maquiagem, e enxague. Para remover o excesso de oleosidade, utilize um sabão com PH neutro ou shampoo de bebê.

7. Creme de barbear

Não tem nada mais chato do que passar creme de barbear, entrar no chuveiro e ver toda a espuma escorrer pelo ralo. Com o óleo de coco, isso não acontece, pois água e óleo não se misturam (olha a aula de Ciências aí de novo!). Ele é garantia de que a lâmina vai deslizar sem problemas, e ainda vai deixar sua pele macia e hidratada.

8. Tratamento para acne

Parece doida a ideia de que um óleo ajuda a combater a acne, mas é verdade. Se você leu tudinho até aqui, já sabe que o óleo de coco tem ácido láurico e ácido cáprico, que ajudam a proteger a pele da acne e outras infecções, destruindo bactérias e micróbios.

Outro componente importante é a vitamina E, necessária para manter pele e cabelo saudáveis. Esta vitamina vital pode regular a produção de sebo, e desobstruir os poros da pele para evitar o surgimento de acne e espinhas.

Com a pele limpa, aplique uma fina camada de óleo em seu rosto e em seguida, massageie suavemente. Deixe agir cerca de 20 minutos, de modo que possa ser absorvido pela pele. Em seguida, lave o rosto novamente para remover o excesso de óleo.

Além de desobstruir e purificar os poros e eliminar os resíduos de produtos da pele, o óleo de coco ainda ajuda a diminuir as cicatrizes e manchas deixadas pelas espinhas e acne.

9. Repelente de mosquitos

O óleo de coco ajuda a manter insetos bem longe da pele, basta aplicá-lo como qualquer outro repelente. Uma outra ideia é derreter o óleo de coco e adicionar alguns óleos essenciais, como citrus ou hortelã, e congelá-lo de novo para fazer uma espécie de repelente sólido que você pode reaplicar sempre que necessário.

Na comida:

10. Substituto na cozinha

Troque a manteiga/margarina ou qualquer outro óleo pelo de coco na hora de preparar os alimentos. A vantagem é que ele suporta temperaturas um pouco maiores que outros tipos de óleo, sem oxidar. Possui sabor de coco, mais suave, e é muito saboroso! Misturado com determinados alimentos, como aveia, farinha de trigo e panquecas, raramente oferece gosto de coco.

Ele é ótimo para refogar, fazer grelhados e todo o tipo de alimento que tiver óleo na receita, inclusive a panificação. Há quem substitua na proporção de 1:1, ou seja, a mesma quantidade de óleo/manteiga para o óleo de coco. Mas há quem recomende usar 25% menos que a quantidade de manteiga necessária na receita.

Também dá para usar o óleo de coco extra virgem da mesma maneira que o azeite – regando os alimentos, especialmente saladas e legumes crus.

11. Um novo sabor para o café

Ao invés de adicionar componentes calóricos no seu café (como açúcar e leite), que tal incrementá-lo com uma colherzinha de óleo de coco? Ele vai adoçá-lo na medida certa, e ainda acrescentar cremosidade à sua bebida. Adicione o óleo quando o café estiver bem quente, e não esqueça de misturar bem.

Extra:
12. Lubrificante íntimo

Sim, o óleo de coco também pode ser usado na “hora H”! Ele é uma ótima alternativa aos lubrificantes de farmácia mas, infelizmente, não pode ser usado junto com camisinhas. Como o coco resseca, o látex perde sua elasticidade e rasga. Fora isso, curta noites e mais noites de prazer sem dor com a ajuda desse óleo multiuso!

13. Lustra-móveis natural

A maioria dos lustra-móveis do mercado cobrem as superfícies com uma camada de produtos químicos sintéticos que deixam os móveis com aquele brilho… por pouco tempo.

O óleo de coco, por outro lado, penetra na madeira e as deixa com um aspecto brilhante e saudável por mais tempo. A aparência final é muito mais natural, basta aplicá-lo com um pano macio nas superfícies desejadas.

14.Amamentação e Assaduras
O leite materno é essencial para o desenvolvimento de bebês recém-nascidos. Consumir óleo de coco vai aumentar sua produção de leite, pois suas gorduras saudáveis são um componente-chave para a produção de hormônios, o que aumentará também a produção de leite.

Como o óleo de coco possui ação antibactericida, fungicida e antiviral, ele é ideal para aliviar e hidratar inclusive o bumbum dos bebês. Para potencializar ainda mais a ação, experimente misturá-lo a manteiga de karité.

15. Chulé
Colocar algumas gotas do óleo essencial de tea tree no óleo de coco e passar nos pés antes de dormir garante hidratação e afasta o chulé. Repita quantas vezes quiser ao longo do dia.

 

pria

Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *