ÓLEO DE NARDO (Nardostachys jatamansi)

 

“…então Maria tomando uma libra de bálsamo de Nardo puro, de grande valor, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos, e encheu-se toda a casa com o perfume…” João 12:3

Abaixo, descrição de Dietrich Gümbel sobre o óleo de Nardo no livro “FUNDAMENTOS DA TERAPIA COM ÓLEOS ESSENCIAIS DAS PLANTAS” de Dietrich Gümbel.

NARDO

Produção do óleo essencial:
Do rizoma do nardo indiano, Nardostachys jatamansi.

Origem e cultivar exclusivo: Himalaia, à altitude de 3500-5500 m. Rendimento: 3%.
Aroma Parecido com terra fresca, turfada, musgosa, com aroma de húmus.

Composição:
Cerca de 99% do óleo essencial são de combinações terpenoides, das quais 93% são sesquiterpenos: valerianona = jatamansona (5-20%), ionona, tetrametiloxitriciclodecanol, metilcarvacileter = metiltimileter, 1,8-cineol = eucaliptol, e hidrocarbonetos sesquiterpenos.

Caraterísticas:
Folhas estreitas e lanceoladas (princípio vascular e do tecido), de efeito equilibrador entre andrógeno-parassimpático e estrógeno-simpático.

Principais pontos de efeito:

O coração e a função circulatória, fortalece o autorritmo do coração, como resultado do equilíbrio entre o efeito simpático/parassimpático e o movimento sistólico e diastólico da musculatura cardíaca, e influencia as três camadas da pele!

Efeitos especiais:

O óleo regula os batimentos cardíacos (efeito antiarrítmico) quando a função do marca-passo do sistema condutor de estímulo (nódulo sinoatrial) é interrompida. Tem efeito harmonizador sobre as três circulações (a circulação própria do coração, a grande circulação sistêmica e a circulação pulmonar). Dessa forma, todos os órgãos e sistemas são otimamente cuidados e, no caso de um prévio desconforto nervoso, o coração é acalmado, pois o tecido nervoso fica suprido de nutrientes.

O óleo de nardo é útil para encontrar nosso “equilíbrio interno”, na interação da energia emocional, espiritual e física. Estimula a circulação arterial, bem como a distensão das paredes vasculares venosas, de tal forma que haja um ótimo metabolismo entre sangue venoso e fluido intersticial. Promove o efeito simpático através do lobo anterior da hipófise e o efeito parassimpático pelo lobo posterior, com a distribuição dos hormônios correspondentes e, com isso regula o sistema hormonal, no caso de um equilíbrio interrompido. Pelos, cabelos e dentes, como formações da pele, de todas as camadas (a raiz do pelo é uma papila do cório no tecido subcutâneo e é nutrida por vasos sanguíneos; os dentes consistem de esmalte de origem epidérmica sobre a dentina fibrosa e o cemento da raiz, que também é nutrida por vasos sanguíneos), o óleo de nardo tem virtudes regenerativas especiais sobre eles!

Efeitos na pele:

O óleo de nardo une as funções das três camadas da pele no cório, em um equilíbrio harmonioso, imagem da pele balanceada, com uma regeneração inicial de todas as suas funções. É um calmante para a pele e é excelente quando usado contra quaisquer tipos de irritações e alergias.

Era o óleo de crisma mais precioso nos tempos antigos, usado apenas em padres, reis ou altos iniciados.

E também é, do ponto de vista de sua formação vegetal única e as suas características curadoras, a rainha dos óleos essenciais. Este óleo deve ser usado, em particular nas peles maduras, que já têm certa harmonia. Uma pele severamente alterada em seu funcionamento deve ser tratada por um óleo mais unilateral, mais forte. Depois de conseguir uma aparência melhor e mais constante, pode-se trocar o tratamento em longo prazo com óleo de nardo.

Como dissemos antes, o cabelo e os dentes são formações das três camadas dérmicas, portanto, o nardo é o melhor tratamento para estes órgãos, particularmente, porque transmite equilíbrio, acalma e harmoniza. Durante tratamento dental, atravessa a membrana mucosa da boca, por onde entra na circulação e vai para todo o organismo.

*************************************************************************

GOSTOU?
Este é apenas o resumo de um trecho do livro “FUNDAMENTOS DA TERAPIA COM ÓLEOS ESSENCIAIS DAS PLANTAS” de Dietrich Gümbel, publicado pela editora Laszlo. 272 páginas e 16x23cm

ÓLEO DE NARDO você encontra na

pria

Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

14358704_1169365009801109_6216545821718666831_n

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *