ÓLEO DE CAPIM-LIMÃO NA HIPERTENSÃO

 

Estudo mostrou que o óleo de capim limão abaixa a pressão e pode ser muito útil no controle da hipertensão arterial.

O capim-limão (Cymbopogon citratus) é uma planta utilizado na medicina popular como ansiolítica e calmante. Existe a especulação que parte desta sua ação sedativa, tenha relação com um efeito hipotensor.

Numa pesquisa realizada por Flávia Moreira et al, foi avaliada a composição química e os efeitos cardiovasculares do óleo essencial (OE) do Cymbopogon citratus. Foram identificados oito constituintes no OE de capim-limão, sendo geranial o majoritário (43,08%) – a mistura de geranial e neral é chamada de citral, e no capim limão dá um total de 75-80%.

Em ratos, o OE de capim-limão (1, 5, 10 e 20 mg/kg, i.v.) induziu hipotensão e bradicardia que foram atenuadas pela atropina e tiopental sódico, mas não por L-NAME ou indometacina.

Em conclusão, o OE de capim-limão induz hipotensão possivelmente devido à redução da resistência vascular (vasodilatação) que pode ser mediada por inibição de canais de cálcio, e bradicardia provavelmente devido à ativação de receptores muscarínicos cardíacos.

Os cientistas do estudo concluíram colocando que o óleo essencial desta planta parece apresentar um potencial uso clínico para o tratamento de hipertensão, no entanto, são necessários mais estudos este sentido.

Até que tenhamos mais pesquisas com este óleo essencial no sentido da possibilidade de seu uso em substituição a medicamentos alopáticos, o seu emprego em difusores de ambiente (ou em óleo de massagem a 3%) poderia ser de grande valia para contribuir na redução da hipertensão de indivíduos principalmente com dificuldade de controle com medicação. Não deve ser usado em substituição à medicação, apenas como uma complemento dentro do ambiente onde a pessoa trabalha ou mora.

Sabe-se que a ansiedade, tensão e nervosismo são estados emocionais que afetam a pressão sanguínea. 10 gotinhas no difusor pode dar, não só um efeito ansiolítico e de bem-estar muito positivo, mas também afetar positivamente reduzindo a hipertensão.

O componente citral do capim-limão é contra-indicado em pessoas que sofram de glaucoma ou hiperplasia da próstata, há estudos mostrando possibilidade de agravamento destas patologias. Pessoas com estes problemas devem evitar seu uso.

Fábián László
Cientista aromatólogo

Referência: MOREIRA, Flávia V. et al. Composição química e efeitos cardiovasculares do óleo essencial de Cymbopogon citratus DC. Stapf, Poaceae, em ratos. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2010, vol.20, n.6, pp.904-909. http://www.scielo.br/pdf/rbfar/v20n6/aop1210.pdf

Óleo essencial de CAPIM-LIMÃO você encontra

pria

Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *