DOR: DESCOBERTA PODEROSA INTERAÇÃO ENTRE O ÓLEO DE HORTELÃ E ALCARÁVIA PARA ALÍVIO DE DORES INTESTINAIS CRÔNICAS

13775885_1092398237497787_7377911581646813465_n

Cólicas e fortes dores intestinais são sintomas típicos de doenças gastrointestinais, como a síndrome de Crohn, síndrome do intestino irritado, colite entre outras.

Cientistas Australianos realizaram um estudo para verificar o efeito sinérgico ou isolado de dois óleos essenciais muito indicados em problemas gastrointestinais, o hortelã pimenta (Mentha piperita) e a alcarávia (Carum carvi). O estudo foi realizado com ratos que que tiveram inflamação intestinal induzida com exacerbação de sua sensibilidade à dor (hiperalgesia) pela administração retal de ácido sulfônico trinitrobenzênico e etanol em solução salina.

Divididos em vários grupos que passaram diariamente por este tratamento colorretal, um dos grupos recebeu oralmente óleo essencial de hortelã, o outro alcarávia, outro os dois óleos e o placebo (que não recebeu nenhum óleo essencial).

Observou-se de forma interessante que os grupos que receberam o hortelã e a alcarávia separadamente, não obtiveram nenhuma melhora nas dores intestinais crônicas. Mas o grupo que recebeu os dois óleos combinados, tiveram uma melhora de até 50% nas dores após 14 dias do estudo, quando comparados às reações do grupo placebo (que não recebeu nada).

Esta pesquisa mostrou pela primeira vez uma interação sinérgica entre os óleos essenciais de hortelã pimenta e alcarávia no alívio de dores intestinais através de seu uso oral combinado. Em geral, 1-2 gotas de cada em uma colher de sopa de mel, pode apresentar resultados significativos no alívio de dores em adultos (não recomendado o emprego em crianças) de 2 a 3 vezes ao dia. O óleo essencial de hortelã já é utilizado comercialmente em medicamentos para tratamento de síndrome do intestino irritado (exemplo: medicamento mentaliv que possui em cada cápsula cerca de 3 gotas de OE de hortelã pimenta). Contudo em dores extremas seu efeito é nulo. Este estudo mostrou que o hortelã combinado com a alcarávia ocorre uma ação sinérgica entre o mentol e a carvona (compostos majoritários do hortelã e da alcarávia respectivamente), intensificando sua ação terapêutica.

O estudo foi realizado apenas internamente para dores intestinais, mas é possível que o uso externo através de massagens com estes dois óleos essenciais (2% de cada em base gel, creme ou óleo de massagem), possua uma interação similar ocasionando resultado de alívio de dores e relaxamento muscular mais intenso que seu uso isolado.

Fábián László
Cientista aromatólogo

Referência: Adam B, et al. A combination of peppermint oil and caraway oil attenuates the post-inflammatory visceral hyperalgesia in a rat model. Scand J Gastroenterol. 2006 Feb;41(2):155-60.

 

Você encontra óleos essenciais na

pria

Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *