ÓLEO DE SÁLVIA ESCLARÉIA COMO UM POTENTE ANTIDEPRESSIVO - O óleo de sálvia chegou a aumentar a serotonina em até 800% em um estudo.

13599783_1080738901997054_9009901631954329344_n

Uma pesquisa de 2010 [1] avaliou de forma comparativa certos óleos essenciais, citados na aromaterapia como antidepressivos, para verificar qual deles seria o mais potente.
Entre os óleos testados, havia os de camomila romana (Anthemis nobilis), salvia esclaréia (Salvia sclarea), alecrim (Rosmarinus officinalis) e lavanda (Lavandula angustifolia).
O teste foi realizado com ratos que receberam os óleos por injeção intraperitoneal (0.1 mL/100 g diluído em óleo de amêndoas), inalação (20 mL de água quente com 1mL de óleo essencial) e dois grupos controle que usaram por injeção e inalação óleo de amêndoas.

De todos os óleos testados, a sálvia esclareia (por injeção e inalação) foi o antidepressivo mais potente identificado, pois seu efeito envolve a modulação de receptores de dopamina no cérebro. O estudo considerou que este óleo essencial pode ser utilizado como um agente terapêutico em pacientes com depressão, e que a associação do tratamento psiquiátrico com a sálvia esclareia pode prevenir os efeitos colaterais de medicamentos por possibilitar redução das doses dos remédios.

Sequencialmente, em 2014 [2], foi realizado o primeiro estudo sobre a ação antidepressiva do óleo de sálvia esclareia em humanos. Vinte e duas mulheres na menopausa (com cerca de cinquenta anos) foram separadas em dois grupos, um com tendência a depressão e o outro não.

Após a inalação deste óleo, os níveis de cortisol diminuíram significativamente (principalmente no grupo com tendência a depressão), enquanto os níveis de serotonina aumentaram (em alguns casos chegou a um aumento de mais de 800%).

O TSH (hormônio estimulante da tireoide) reduziu em todos os grupos, mas não de forma significante.

O cortisol alto é associado a estados de estresse e predispõe a quedas na resposta imune e à baixa de serotonina (5-HT) tem relação direta com estados de depressão.

Em testes, observou-se melhoria da depressão, e a autopercepção do estado depressivo por parte das mulheres igualmente se mostrou de grande melhoria.

A sálvia esclareia é também utilizada na aromaterapia no tratamento de sintomas da menopausa, TPM, cólicas e dismenorréia, sendo considerado um óleo essencial harmonizador dos hormônios da mulher.

Autor:
Fábián László
Cientista Aromatólogo

Estes óleos essenciais você encontra na

pria

Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

 

Texto presente na 6a edição do Jornal de Aromatologia:http://laszlo.ind.br/campanhas/JORNAL_6_AGOSTO_2015_web.pdf

Referências.
1. Seol GH, Shim HS, et al. Antidepressant-like effect of Salvia sclarea is explained by modulation of dopamine activities in rats.
J Ethnopharmacol. 2010 Jul 6;130(1):187-90.
2. Lee KB, Cho E, Kang YS. Changes in 5-hydroxytryptamine and cortisol plasma levels in menopausal women after inhalation of clary sage oil. Phytother Res. 2014 Nov;28(11):1599-605.
FOTO: Flores da sálvia esclaréia.

4 thoughts on “ÓLEO DE SÁLVIA ESCLARÉIA COMO UM POTENTE ANTIDEPRESSIVO – O óleo de sálvia chegou a aumentar a serotonina em até 800% em um estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *