ERVAS ADAPTOGÊNICAS DO STRESS PARA DIMINUIR O CORTISOL – por Dr. Axe e com tradução de Renata Badin

ervas

Você já deve ter ouvido falar sobre os efeitos maléficos do estresse sobre o hormônio cortisol. Índices elevados de cortisol e estresse cronico podem afetar os sistemas fisiológicos do corpo, incluindo a tireóide e as glândulas adrenais. Ele pode trazer ansiedade, irritabilidade, ganho de peso e perda óssea, contribui para o diabetes e riscos cardíacos e depaupera a sua energia.

Cortisol também é conhecido como o hormonio do envelhecimento. Quando o cortisol está muito elevado, ele coloca o seu corpo em um estado constante de luta, o que estimula o sistema nervoso simpático e suas glândulas adrenais. Quando isso ocorre, há uma diminuição das secreções digestivas e um aumento da pressão sanguínea. Isso faz com que o seu corpo se mantenha num estado constante de estresse, que detona suas glandulas adrenais, estressa o seu trato digestivo e provoca um envelhecimento mais rápido.

Assim, se você quer se manter jovem, se sentir e parecer jovem e saudável, e curar a fadiga adrenal, você deve manter seus níveils de cortisol equilibrados.

Efeitos colaterais de cortisol elevado incluem: ansiedade, problemas no sistema imunológico, cancer, síndrome da fadiga cronica, problemas intestinais, desequilíbrio hormonal, síndrome do intestino irritável, alterações na tireóide, dificuldade em perder peso.

E o que podemos usar então, para melhorar o estresse e diminuir o cortisol? Adaptogenicas

O que são Adaptogenicas?

A Fitoterapia usa as plantas para vários tipos de tratamentos. Adaptogenicas são uma classe única de plantas curativas; elas ajudam a equilibrar, restaurar e proteger o corpo. Como o naturopata Edward Wallace explica, uma adaptogenica não tem uma ação específica: ela ajuda a combater qualquer influencia de um agente estressante, normalizando as funções fisiológicas .

A naturopata Marcelle Pick do “Mulheres para mulheres”, relata que as ervas adaptogenicas podem recarregar as glandulas adrenais, ajudando a combater o stress . Adaptogenicas incluem Aswaganda, Astragalus , Ginseng, raiz de licorice, Manjericão Santo, alguns cogumelos e Rhodiola. De acordo com Jan Whiticomb, existem 16 plantas comprovadamente adaptogenicas .

A 7 Principais plantas adaptogenicas

1. Ginseng

Panax ginseng (Asiático), é considerado o mais potente. De acordo com Wallace, através de uma pesquisa validada, o ginseng asiático provou melhorar a performance mental e a habilidade de resistir ao estresse. Esse ginseng vermelho também tem efeitos antioxidantes, antidepressivos, e pode ajudar natualmente a diminuir a pressão arterial e os níveis de açúcar no sange.

Há uma série de adaptogenicas citadas como ginseng que não são tecnicamente ginseng, mas é importante que se tenha em mente que elas têm composição ou efeitos semelhantes.

2. Manjericão Santo

Também conhecido como tulsi, o manjericão santo é conhecido na Índia como o elixir anti-envelhecimento. Estudos preliminares sugerem que os benefícios do manjericão santo incluem força para combater a fadiga e o estresse; impulsiona o sistema imunológico e regula o açúcar no sangue, a pressão arterial e os níveis hormonais.

3. Ashwaganda

Ashwaganda é normalmente conhecida como ginseng indiano. Frequentemente utilizada na medicina Ayurvedica, ela regula o sistema imunológico e alivia a ansiedade. Tem sido utilizada na medicina oriental por mais de 2.500 anos e tem efeito imuno modulador, que melhora o sistema imunológico e auxilia na redução dos níveis de cortisol.

4. Raiz de Astragalus

Utilizada na medicina Chinesa, a raíz de astragalus fortalece o sistema imunológico e reprime os efeitos do estresse. Aumenta a capacidade anti-estresse e ajuda a restaurar os danos ocasionados por ele. Também reduz a capacidade dos hormonios como cortisol a se ligarem a seus receptores.

5. Raiz de Licorice (alcaçuz)

A raiz de licorice pode aumentar a energia e a resistencia, incrementa o sistema imunológico e protege o timo contra os danos do cortisol, mas o seu uso pressupõe uma supervisão profissional, porque ele pode afetar a pressão sanguínea.

6. Rhodiola

Rhodiola (rhodiola rosea), ou raiz de ouro, é um potencial adaptogenico que tem sido alvo de muitas pesquisas. Rhodiola neutraliza a fadiga mental e física relacionada ao estresse. De acordo com Whiticomb, Rhodiola foi usada pelos cosmonautas russos, atletas e militares.

Ela contém um fitoquímico conhecido como salidrosida. Esse componente ajuda a diminuir a ansiedade e combate o envelhecimento. Rhodiola suprime a produção de cortisol e eleva os níveis de proteínas resistentes ao estresse.

Estudos demonstraram que ela restaura os padrões normais de fome e sono após o estresse; diminui a fadiga física e mental e protege contra o estresse oxidativo, a radiação e exposição a produtos químicos tóxicos. Também protege o coração e o fígado, incremente o uso de oxigenio, melhora a memória e pode até, aumentar a longevidade. Novas pesquisas provaram que ela é um agente efetivo na perda de peso .

7. Cogumelos Cordycep

Cordyceps, reishi, shiitake e maitake, são um genero de fungos com propriedades antioxidantes. Isso significa que uma nutrição rica em cogumelos, tem todos os benefícios de alimentos anti-oxidantes. Talvez eles não sejam adaptogenicos no sentido clássico, mas possuem propriedades anti-tumorais, e de melhoria no sistema imunológico.

Comer bem, ter períodos de descanso, ficar ativo, ser grato e ter uma vida social adequada, ajuda a proteger seu corpo contra o estresse crônico, que pode matar a sua qualidade de vida. Adicionando adaptogenicos à sua rotina pode torná-lo ainda mais resiliente aos efeitos nocivos dos elevados níveis de cortisol.

Considerações finais: altos níveis de cortisol e estresse cronico podem afetar o seu sistema fisiológico e psicológico. As ervas adaptogenicas equilibram e restauram o corpo. Você pode aumentar a sua capacidade de lidar com o estresse e melhorar a sua performance mental e psíquica, com o uso das adaptogenicas.

Fonte: http://draxe.com/7-adaptogen-herbs-to-lower-cortisol/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newslette

 

pria

Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *