Congresso Internacional de Aromatologia – Como foi (Parte 2)

O II Congresso Internacional de Aromatologia ocorreu dias 18 e 19 de março em Belo Horizonte/MG. Estivemos por lá e trazemos um resumo de como foi o segundo dia.

Resumo do dia 19/mar/16. Por Mayra Corrêa Castro

Prof. Dr. Jair dos Santos Jr.

Prof. Dr. Jair dos Santos Jr., médico veterinário, avaliou a eficácia de OEs gabaérgicos e serotonérgicos no tratamento de distúrbios de ansiedade de cães domésticos e conquistou todos os presentes com a demonstração de uma massagem aromática realizada em seu cão, ativando pontos da acupuntura com óleos essenciais.

Sandra Maluf

A psicóloga e fundadora da By Samia Aromaterapia, Sandra Maluf, mostra como a aromaterapia pode contribuir para a Síndrome de Adaptação, mas também dando dicas sobre a escolha de OEs que sejam seguros para o próprio massoterapeuta.

André Ferraz

André Ferraz, aromaterapeuta e professor do IBRA fala sobre o estudo feito no hospital John Radcliffe, em Oxford. Inglaterra, que usou óleos essenciais no parto com 8.058 mulheres, publicado em 2000.

Dra. Regina Manzochi

Dra. Regina Manzochi, cirurgiã-dentista, conta como o Conselho Federal de Odontologia caminha no reconhecimento de práticas integrativas de saúde e de como tem utilizado os OEs de tea tree e manuka como substâncias antissépticas e antiinflamatórias em diversas situações.

Prof. Dr. Eduardo Alves

Prof. Dr. Eduardo Alves, da Universidade Federal de Lavras, trouxe inúmeros resultados de pesquisa com OEs no controle de fitopatologias. O OE de tomilho foi um dos pesquisados que mais resultados positivos trouxe, em várias fases de plantio e colheita.

Dr. Dietrich Gümbel

Dr. Dietrich Gümbel, a presença mais aguardada no Congresso, explicou em linhas gerais a sua Terapia Cosmo-Herbal, o que será tratado em detalhe no curso pós-congresso: a correspondência entre partes de uma planta e os sistemas orgânicos e afetivos do ser humano. Seu livro, Fundamentos da Terapia com Óleos Essenciais das Plantas, traduzido por Ane Walsh, foi lançado no Congresso pela Editora Laszlo.

Fonte: Casa Máy – Aromaterapia

assinatura pria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *