VOCÊ SENTE ALGUM CHEIRO ENXAQUECOSO?

 

Já parou para reparar como funciona seu olfato antes de uma crise de enxaqueca?

Cientistas americanos descobriram que cerca de 30% das pessoas que sofrem de enxaquecas recorrentes, apresentam distúrbios sensoriais pouco antes das cefaleias. Esses distúrbios, conhecidos como aura, são, em geral, sensações visuais irreais que se surgem antes das crises, apresentando também sensações de formigamento, amortecimento, dificuldade de fala e compreensão.

Entretanto, um estudo recente conduzido pelo Centro Montefiore de Cefaleia em Nova York, constatou que algumas pessoas sentem odores imaginários associados ao início da cefaleia. A pesquisa indica como mais comum, o cheiro de algo queimado, mas também são recorrentes cheiros de lixo ou esgoto, e algumas pessoas relatam cheiros agradáveis como laranjas, café e foie gras.

Acredita-se que esses sintomas sejam criados pelo mesmo fenômeno que cria as alucinações visuais, mas, se é assim, porque um número tão menor de relatos de alucinações olfativas? Há duas possibilidades, segundo os pesquisadores. Uma delas é que, devido à área do cérebro responsável pelos estímulos olfativos ter tamanho muito diminuto em comparação aos visuais, essas alucinações seriam, de fato, menos comuns.

Por outro lado, é muito mais fácil perceber uma visão turva ou em ziguezague como sinal de que há algo errado do que identificar um cheiro, que não tem uma manifestação concreta. Por isso, muitas pessoas podem sofrer de alucinações olfativas e não associá-las às crises.
De qualquer maneira, na dúvida, comece a prestar atenção no seu olfato. Onde há fumaça, muitas vezes, pode haver fogo.

Link: http://saipralaenxaqueca.com.br/blog/934/

E VÍDEO: COMO O STRESS FAZ AS COISAS CHEIRAREM MAL? (em inglês) – https://www.youtube.com/watch?v=zfFT5TXznwo

 

so_pria

Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *