ÓLEO DE MENTRASTE COMO PODEROSO ANTIINFLAMATÓRIO

 

O mentraste (Ageratum conyzoides) é uma erva que nasce espontaneamente em campos e jardins em todo o Brasil. É conhecida na fitoterapia popular também com os nomes de catinga-de-bode ou erva-de-São-João (não é o hipérico). Esta planta tem tido seu consumo aumentado, a partir de sua inclusão na lista da Central de Medicamentos da Anvisa (Resolução RDC nº. 10/2010 – Anexo I) e subsequente comprovação de sua eficácia como analgésico e antiinflamatório.

É um óleo essencial raro que está chegando recentemente ao mercado de aromaterapia nacional incentivo privado de sua produção por parte da Laszlo. Os compostos predominantes deste óleo essencial são o b-cariofileno (12-16%) e os cromenos, principalmente precoceno I (60-75%) e precoceno II (<1-2%), que causam metamorfose prematura em diversas espécies de insetos, levando à formação de adultos estéreis. Desta forma, é um óleo muito útil à agricultura orgânica, pois impede a proliferação de pragas, além de ter demonstrado capacidade de reduzir o número de baratas e de carrapatos em bovinos e outros animais.

Os precocenos são também os princípios ativos responsáveis pela ação terapêutica da planta, que no caso do OE estão em concentração algumas de vezes mais alta que no chá. Pesquisas com ratos mostraram que esta planta possui significativa atividade analgésica, antiinflamatória e antipirética (abaixa febre), não sendo observada toxicidade gástrica.

Os precocenos foram hepatotóxicos e nefrotóxicos em animais quando empregados via oral apenas em doses extremamente altas (300mg/kg – aproximadamente 21 mL em um homem com 70 kg). Estes compostos também mostraram-se poderosos antifúngicos.

Seu OE pode ser empregado em massagens junto com outros óleos essenciais benéficos para o alívio de dores e desinflamação.

……………………. Dicas …………………….

ALÍVIO DE DORES E DESINFLAMAÇÃO:

OE Mentrasto (A. conyzoides) 1% OE Plai (Zingiber cassumunar) ou tea tree 1%OE Sucupira ou erva-baleeira 1%OE Orégano (O. vulgaris) 1%Em base de óleo de palmiste para massagem local.

ANTIPIRÉTICO (ABAIXAR FEBRE):

OE Mentrasto (A. conyzoides) 1 gotaOE Pitanga (E. uniflora) 1 gotaOE Hortelã pimenta (M. pipperita) 1 gotaEm 300ml de água. Molhar com compressa e passar na testa e região do peito quando sob estado febril. Massagem corporal também, é indicado.

CONTROLE DE PRAGAS:

OE Mentrasto (A. conyzoides) 5 gotasEm um litro de água. Borrifar sobre plantas com lagartas, insetos e larvas diversos. Pode ser jogada esta água em formigueiros, cupinzeiros e borrifado em locais onde baratas transitam e botam ovos. Também pode ser borrifado sobre animais infestados por carrapato e pulgas. Neste último caso, pode ser associado a citronela na dose de 5 gotas também.

Autor:Fábián LászlóCientista aromatólogo

Referência: de Castro, Henrique Guilhon et al. Teor e composição do óleo essencial de cinco acessos de mentrasto. Quim. Nova, Vol. 27, No. 1, 55-57, 2004

Este óleo essencial você encontra na

Obs.: A Pria não comercializa medicamentos. As informações aqui presentes são meramente ilustrativas e advindas de fontes referenciadas. Em caso de doença, oriente-se com seu médico.

so_pria

Sua Saúde Natural!www.pria.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *