OS ÓLEOS VEGETAIS RICOS EM ÔMEGA 6 AFETAM A GLÂNDULA TIREÓIDE

Muitas vezes são ignorados os vários fatores na dieta moderna que deprimem a função tireoidiana e aumentam a nossa necessidade, não somente pela exposição do iodo frente aos halogênios como, o cloreto, o brometo e o flúor, mas também pelas deficiências em vitamina A, vitamina B 6, selênio e magnésio. A diminuição da exposição a halogenados e ingestão abundante destes nutrientes essenciais, provavelmente, reduzem as nossas necessidades de iodo.

Outro fator da dieta moderna que interfere com a função da tireóide é o consumo de ácidos graxos ômega-6 a partir de óleos vegetais comerciais. Segundo algumas estimativas, esses ácidos graxos ômega-6 contribuem com 20 por cento das calorias das dietas “civilizadas”. Como apontado por Stephen Guyenet em seu blog, os ácidos graxos ômega-6 podem suprimir a sinalização da tireóide. Ele cita estudos que mostram que o óleo de milho suprime a resposta do fígado ao T4 quando comparados com banha de porco, o óleo de cártamo suprime a resposta do fígado ao T3 quando comparado com o sebo de bovinos, e o ácido linoleico suprime a resposta de gordura marrom e do fígado para o T3. O fígado é um dos principais locais de produção de calor a partir dos hormônios da tireoide. De fato, na década de 1970 pesquisadores estavam analisando o ácido ômega-6 linoleico como um tratamento para hipertireoidismo.

Assim, é provável que aqueles que evitam os óleos vegetais comerciais e minimizam o consumo de ômega-6, enfatizando a ingestão de gorduras animais em alimentos como manteiga e óleo de fígado de bacalhau, teriam necessidades de iodo muito menores do que 1.000 mcg por dia, e seriam capazes para satisfazer as suas necessidades de iodo com uma dieta com alimentos integrais, especialmente aqueles que contêm frutos do mar.

Ricas fontes de ômega 6: óleo de girassol, soja, canola, algodão e milho

Fonte: Ácido linoléico Ômega-6 Suprime Sinalização da Tiroide, 19/12/2008 em: http://wholehealthsource.blogspot.com/2008/12/omega-6-linoleic-acid-suppresses.html 

Outros links:
http://www.umaoutravisao.com.br/secoes/Saúde/um_grande_debate_sobre_o_iodo.htm

www.omegasixthedevilsfat.com

so_pria

Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br
www.pria.com.br