ESTUDO MOSTRA QUE O CONSUMO DE REFRIGERANTE ACELERA O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO ENCURTANDO TELÔMEROS

Segundo a pesquisa, publicada no ‘American Journal of Public Health’, as pessoas que bebem refrigerante com frequência têm menos telômeros (pedaços de DNA que protegem as pontas dos cromossomos) nos glóbulos brancos.

Segundo a publicação, os telômeros afetados são diretamente relacionados com a ocorrência de doenças relacionadas a idade, como câncer, diabetes e problemas cardíacos. O efeito seria similar ao causado pelo cigarro ou pelo sedentarismo no organismo humano. Além disso, os pesquisadores calcularam que beber 500 ml de refrigerante diariamente resulta em um envelhecimento de 4,6 anos na idade biológica.

“O consumo regular de refrigerantes adocicados pode influenciar o desenvolvimento de doenças, não apenas por impactar negativamente o metabolismo, mas por acelerar o envelhecimento das células”, disse Elissa Epel, professora da Universidade da Califórnia e principal autora do estudo.

Os resultados foram semelhantes em todos os pacientes testados, independentemente de idade, raça, renda ou nível de instrução.

Fonte:
http://longidade.blogspot.com.br/2014/10/estuda-mostra-que-o-consumo-de.html
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/10/beber-refrigerante-pode-destruir-dna-diz-estudo.shtml

Estudo original: Soda and Cell Aging: Associations Between Sugar-Sweetened Beverage Consumption and Leukocyte Telomere Length in Healthy Adults From the National Health and Nutrition Examination Surveys – http://ajph.aphapublications.org/doi/abs/10.2105/AJPH.2014.302151?journalCode=ajph&
so_pria

Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *