VETIVER NA ANSIEDADE

Cientistas da Tailândia realizaram uma pesquisa este ano com o óleo de vetiver em ratos. Eles deram via oral e por inalação o óleo e compararam com o medicamento ansiolítico diazepan. O vetiver agiu como um ansiolítico, equivalente ao medicamento, através de um efeito de alteração da ativação neuronal e expressão de genes na divisão lateral do núcleo amigdaloide no cérebro.

O vetiver é um óleo empregado na aromaterapia com finalidades sedativas e aterradoras. Ele age promovendo uma sensação de segurança e auto-confiança, o que possui correlação com seu efeito ansiolítico. Possivelmente este efeito também se deve por algum mecanismo de liberação de dopamina no cérebro, o que traz a sensação de segurança proporcionada pelo óleo. Este efeito pode justificar sua associação à figura masculina (animus), para o qual o vetiver é usado psicoterapêuticamente para tratar bloqueios ligados a este arquétipo (pelo seu efeito na auto-confiança, segurança, aterramento e auto-estima, características do “arquétipo do pai-masculino”).

Saiyudthong S1, Pongmayteegul S, Marsden CA, Phansuwan-Pujito P. Anxiety-like behaviour and c-fos expression in rats that inhaled vetiver essential oil. Nat Prod Res. 2015 Jan 2:1-4.
Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25553641

Este óleo essencial você encontra na

PRIA
Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *