Os benefícios da sauna

10297776_936918089671627_8896072648656935408_n-1

 

Excelente texto do Dr. Victor Sorrentino

Os egípcios, a cerca de 4.000 a.C (primeiros registros históricos da sauna) sabiam que essa prática poderia trazer melhoras para a saúde. Apesar de não ter sido inventada pelos finlandeses, a sauna é um elemento essencial na cultura do país. Tanto que o nome é originado da língua finlandesa (a pronúncia é “souna”), que serviu de origem para outros países também. A sauna terapêutica desenvolvida na região da Escandinávia, especificamente na Finlândia, é usada para tomar banho, ajuda a curar doenças entre outras.

A transpiração traz diversos benefícios para a saúde através do equilíbrio da temperatura, evitando a hipertermia, eliminando toxinas, matando vírus e bactérias e limpando os poros através da eliminação de impurezas da pele, ou seja, tendo função VITAL de destoxificação.

Existem inclusive algumas toxinas cancerígenas (muitas das que são impregnadas em nosso copo pelos cremes, desodorantes, protetores solares as quais chamamos XENOESTRÓGENOS) que só conseguem ser eliminadas através do suor. Há vários estudos científicos sobre os benefícios com a prática da sauna.

Destaco alguns benefícios:

1 – Ajuda nos sintomas de fibromialgia: Um estudo desenvolvido pelo Departamento de Reabilitação e Medicina Física na Universidade de Kagoshima, no Japão foi um dos que comprovou tal efeito.

2 – Pode combater a hipertensão: Apesar de haver críticos que condenam o uso da sauna para pacientes com problemas cardíacos, a pesquisa realizada pelo Centro Cardiovascular e Prevenção na Universidade de Montreal, Canadá, indica que o exercício físico combinado com a sauna melhora os sintomas de hipertensão.

3 – Melhorar a resistência: Pesquisadores da Nova Zelândia comprovaram que os corredores de longa distância que utilizavam a sauna, aumentaram seu tempo de corrida até a exaustão em 32%. O volume de plasma e hemácias após o uso da sauna aumentou 7,1% e 3,5%. A pesquisa mostrou que o uso desse ambiente após os exercícios é aconselhável para aumentar o fluxo sanguíneo, além de melhorar a resistência.

4 – Melhoras nos efeitos do resfriado: Na Universidade de Viena, na Áustria comprovou tal efeito. Seria o efeito similar a uma febre intensa que infelizmente é tratada na maioria dos casos, ao invés de controlar possíveis efeitos colaterais como convulsão com simples proteção com o mineral magnésio, prolongando o tempo de doença e retirando uma das formas mais eficazes do corpo eliminar bioagentes patógenos.

5 – Desintoxicação: Estudos já confirmaram que a transpiração em uma sauna pode ajudar a desintoxicar o corpo de agentes tais como o ácido láctico, o sódio e o ácido úrico e os perigosos Xenoestrógenos que acumulam em nosso organismo. Quando você está dentro da sauna, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo, melhorando a oxigenação do sangue que consequentemente ajuda na dissolução de agentes tóxicos. Na pesquisa da Southwest College of Medicine Naturopathic em Tempe, Arizona (EUA), a sauna foi comprovada como um componente eficaz de purificação e limpeza, para expelir substâncias químicas do organismo.

Atente-se para o sinal de ausência de transpiração, pois pode estar relacionado com deficiência de Iodo, predispondo a pessoa a Câncer e alterações de tireóide, Mamas, estômago, próstata e pele! Aliás, um sinal muito comum em pacientes com câncer é a ausência de transpiração.

OBS: não aconselho sauna úmida no Brasil devido à evaporação do Cloro em gás tóxico ao ser humano através da respiração.

www.drvictorsorrentino.com.br

PRIA
Sua Saúde Natrual!
www.pria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *