Pare de revirar na cama quando for dormir! Durma mais rápido com essa receita.

sleep

 

Se você gosta de um lanchinho da noite, escolher alimentos que te acalmam e evitar aqueles que te mantêm acordado, lhe ajudará a ter uma boa noite de sono. O que deve ser evitado são lanches doces que criam picos de açúcar e isso é o oposto do que você precisa nessa hora do dia.

Aqui vai a receita de um cocktail com ingredientes potentes que lhe ajudarão na sonolência de diversas maneiras. O Cálcio do leite tem um efeito calmante no sistema nervoso central e a lactose libera endorfinas. Ele também é rico no amino ácido triptofano que é transformado pelo corpo em serotonina, um neurotransmissor que (além de outras coisas) regula o relógio interno. A camomila e valeriana são ervas relaxantes. A camomila acalma o sistema nervoso central. A valeriana tem a ação extra de ser um relaxante muscular.

Cocktail Boa Noite

Ingredientes

1 1/2 (xícara) de leite orgânico ou leite de coco ou leite de amêndoas
1 saquinho de chá de camomila
2 (colheres de chá) de cacau em pó (não usar chocolate em pó, mas o cacau puro)
20 gotas de tintura de valeriana ou 5 gotas de óleo essencial de valeriana

Como fazer

1. Aqueça o leite, adicione o saquinho de chá e deixe infuso por 8–10 minutos, para fazer um leite infuso de camomila.

2. Coloque o cacau em pó numa caneca e mixture com um poquinho de água para gazer uma pasta espessa.

3. Adicione a valeriana na caneca e despeje por cima o leite de camomila, misturando tudo muito bem .

4. Beba 10 minutos antes de ir para a cama.

Fonte: Organic Health

Agora algumas observações minhas. Ultimamente tenho recebido inúmeras queixas de pessoas que não dormem bem, acordam durante a noite, têm insônia. Enfim, relaxar parece ser um problema generalizado. Eu mesma já passei por fazer assim.

Então vão algumas considerações a ser observadas:

A insônia começa ao longo do dia e se manifesta à noite. Ter um dia absurdamente estressado e esperar um noite de sono feliz parece ser incongruente. Assim, mesmo que seu trabalho seja estressante, faça pequenas pausas para relaxar. A pausa pode ser pequena mesmo como uns 10 min. Mas leve esta pausa a sério. Parar por 10 min e ficar esse período com a mente elouquecida com os problemas, é o mesmo que não parar.

Para ajudar, use uma sinergia de óleos essenciais de camomila romana, espruce e lavanda. Aplique esta sinergia nos pulsos e na nuca. Essa sinergia é bastante relaxante e ajuda a desascelerar um pouco.

Ao longo do dia tome bebidas que sejam vasodilatadoras. Quando o calibre das veias aumenta, a pressão arterial cai e isso ajuda a relaxar.

Antes do dormir evite atividades que deixem agitado. Sabe quando a gente evita brincar com os bebês à noite para que eles não fiquem agitados antes de dormir? Pois é, isso vale para os adultos também. Perto da hora do sono mude completamente o rítmo, como se fosse uma ritual pré-sono. Converse de forma mais suave, não ouça músicas altas e agitadas. Fale em um tom mais baixo. Ler livros e outras atividades tranquilas também ajudam o cérebro a mudar o foco e ir se preparando para relaxar.

Pode parecer incrível mas algumas pessoas antigamente descansavam antes de dormir. Uma vez estávamos na casa de um amigo e a avó dele foi deitar durante a tarde (ela tirava uma soneca todas as tardes). A porta estava aberta e eu vi que ela estava deitada mas não estava dormindo. Falei isso para o amigo, que a avó dele só estava deitada. Para minha surpresa ele disse que ela descansava antes do dormir. Achei aquilo tão incrível e sem sentido que fui saber mais. Assim descobri que várias pessoas têm esse hábito de simplesmente deitar por um tempo sem o compromisso do sono, apenas descansando antes de dormir. É claro que quis testar a teoria e um dia fui descansar antes de dormir. Como a minha mente estava agitada, fiquei ali deitada tentando relaxar, contando números, prestando a atenção na minha respiração… essas coisas. De repente eu tinha dormido! Foi bem surpreendente o resultado. Assim, descobri que somente ir se deitar no momento em que se quer dormir, não é uma boa idéia. O melhor mesmo é se deitar um pouco antes para ir se desconectando das atividades do dia. Fica aí a dica: descanse antes do sono.

Outros detalhes: telas azuis como televisão, computador, tablet, etc são inimigas do sono. Melhor um livro.

Luz acesa pode não te atrapalhar a pegar no sono mas te atrapalha ao longo do sono não permitindo um descanso profundo (além de atrapalhar a produção de melatonina). Melhor um quarto escuro.

Usar aquela sinergia de camomila, espruce e lavanda quando se deitar é muito relaxante. pingue algumas gotas no travesseiro, passe nos pulsos e, caso tenha alguém para te ajudar, passe ao longo da coluna até ser absorvido pela pele.

Bom, é isso. Ficam aí minhas dicas e essa receita. Deixe seu comentário contando como foi a experiência para você.

Beijos a todos!

www.pria.com.br

2 thoughts on “Pare de revirar na cama quando for dormir! Durma mais rápido com essa receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *