BAY RUM - Ho ho ho, uma garrafa de Bay rum, o óleo dos piratas  

10593220_698830093521272_4857758108736202680_n

O bay (Pimenta racemosa) é um tipo de pimenta que possui um óleo essencial com aroma de conhaque e cravo-da-Índia. É uma planta nativa da região do Caribe que entrou como especiaria no passado, tendo sido levada para cultivo na Índia e oceania. Imagina-se que piratas e marinheiros colocavam suas folhas infusas em garrafas de com Rum para intensificar o sabor. Se o óleo tiver alto teor de metil eugenol, passa, contudo, a ser hepatotóxico, não sendo recomendada sua ingestão. Nosso óleo, proveniente da Jamaica, possui em torno de 0-1% de metil eugenol.

Na parte terapêutica o óleo de bay da Laszlo possui uma harmonia destacável de compostos. A sua associação única de linalol com mirceno, cavicol e eugenol o torna especial para o alívio de dores, combate a depressão e tristeza, além de ser um óleo ansiolítico, funcionando inclusive na melhora de insônias.

Nem todos os óleos de bay do mercado possuem linalol e mirceno em proporções suficientes para esta ação calmante, restando só muito eugenol que dá cheiro de “consultório de dentista” ao óleo. A fazenda nas Antilhas (Jamaica) que nos fornece, preza pela sorte de ter talvez o melhor terroir deste óleo essencial no mundo! Cromatografia bay rum Laszlo:

1 ß-pineno 0,4
2 mirceno 6,8
3 limoneno 1,2
4 linalool 7,9
5 a-terpineol 0,8
6 cavicol 3,4
7 eugenol 74,5

O bay é muito apreciado na perfumaria também,pois agrega requinte e sensualidade a perfumes masculinos. Neste site nos EUA, existe até uma loção caribenha do “Capitão Jack Sparrow” com este óleo:
http://www.allproductsinfo.com/search/?q=Caribbean-Bay-Rum-Captain-Smith%27s-Island-Spice-All-Purpose-Lotion-4oz.

Se você for fazer a sua própria loção por 1/20 do preço, é lógico que devido ao seu teor em eugenol, este óleo deve ser empregado em loções alcólicas em porcentagens inferiores a 0,2% visando evitar risco de ardência na pele.

Textos: Fabian Laszlo
Óleo essencial disponível na Pria

PRIA
Sua Saúde Natural!
www.pria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *