ÓLEO DE COPAÍBA APRESENTA POTENCIAL DE REGREDIR ENDOMETRIOSE 

10345833_684051951665753_3841599333297846972_n

A endometriose é um problema que afeta 6 milhões de brasileiras. Envolve a presença de tecido semelhante ao que recobre a cavidade uterina fora de seu local habitual. Um foco de endometriose pode causar dor incapacitante se ele irritar uma terminação nervosa vizinha, além de poder provocar reação inflamatória, romper-se e sangrar. Um estudo recente1 demonstrou que o beta (trans)-cariofileno, principal componente do óleo de copaíba (50-55%), possui potencial terapêutico no tratamento da endometriose.
A utilização de 10mg/kg de b-cariofileno em ratas com endometriose induzida promoveu a regressão de implantes endometrióticos em torno de 52.5% comparado com os animais que não usaram. O b-cariofileno além de agir como anti-inflamatório, produziu apoptose (morte celular) dos cistos e teve ação antiangiogênica, inibindo o crescimento local de capilares sanguíneos que podem produzir hemorragias.
O estudo concluiu afirmando que o uso de b-cariofileno na endometriose é uma promissora terapêutica a ser dada maior atenção, sem efeitos tóxicos para pacientes com endometriose, além de ter a vantagem de não afetar a fertilidade como o tratamento convencional faz.

O óleo de copaíba é um fitoterápico de baixa toxidade, não irritativo e que pode ser utilizado diluído em gel para aplicação local ou ainda em supositórios vaginais no suporte terapêutico a mulheres com endometriose. é um óleo utilizado há mais de 2 mil anos pelos índios brasileiros.

Texto: Fabian Laszlo
Referência: 1. Abbas MA, et al. β-Caryophyllene causes regression of endometrial implants in a rat model of endometriosis without affecting fertility. Eur J Pharmacol. 2013 Feb 28;702(1-3):12-9.

Óleo de copaíba 100% puro você encontra na:

PRIA
www.pria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *