Óleos essenciais de madeiras nobres: Madeira do Sião

pinusdalatherb5

Madeira do Sião (Pemou wood)
Fokienia hodginsii

Conheça o cheiro das florestas e templos budistas do Vietnã!

Este é um óleo essencial raro que é muito valorizado pelos perfumistas por seu efeito fixador de perfumes. O seu aroma é um de beleza sutil, que à medida que amadurece no ar com suas notas cremosas e balsâmicas, continua a manifestar-secom uma nota rica de cedro ao fundo. Após um período de várias horas, depois de disperso num quarto, quando se retorna a ele obtém-se uma melhor noçãode sua beleza, lembrando o perfume rico de antigos templos ou palácios cujas paredes irradiam um delicado e preciso buquê aromático de florestas. 

É obtido no Sião e no Vietnã das grossas e amadeiradas raízes de uma espécie de hinoki (cipreste de Fujian) que sobram após a derrubada das árvores para extração da madeira para fabricação de móveis e que também é usada na construção de casas e templos religiosos na região. È uma árvore de vida longa, podendo existir por 600 anos.

Possui em 40% o raro composto fokienol, que lhe dá um aroma balsâmico, cremoso, diferente dos cedros comuns, além de possuir cerca de 30% de nerolidol, componente de ação hormonal que age tonificando as gônadas, diminuindo a astenia sexual e falta de vitalidade8. Este efeito também se tem com o óleo de cabreuva que contém mais de 80% de nerolidol, mas, contudo por não ter o fokienol, tem um aroma menos amadeirado.

Em muitas plantas o nerolidol tem um efeito de estímulo em seu desenvolvimento, aumentando a produção de folhas, estimulando a florada e formação de talos.

O fokienol é um álcool sesquiterpênico altamente sedativo do sistema nervoso, com ações similares ao santalol do sândalo.

Seu aroma relaxa, tranquiliza a mente equilibrando os hemisférios cerebrais, diminui a ansiedade, facilita colocar em ordem os pensamentos para a tomada de decisões, além de facilitar a meditação e introspecção pelo seu aroma que lembra incenso em ambientes. Em massagens, além de promover relaxamento este óleo age como anti-inflamatório e analgésico. Pode ser empregado em substituição ao cedro, amyris e sândalo, apesar de seu aroma único diferente destes outros óleos.

O óleo de madeira do Sião é também um potente repelente de artrópodes7, mostrando potencial especial contra a mosca doméstica (Musca domestica L.)1. Óleos com teor alto de fokiennol e nerolidol possuem destacadas propriedades antifúngicas e antimicrobiais2,6. Foi observado em um estudo3 que o componente nerolidol foi capaz de reduzir a ação prejudicial da Leishmaniose em animais. O nerolidol também possui ação sensibilizadora em bactérias como a E. coli aumentando a eficácia de antibióticos4 e possui destacável potencial de uso no tratamento de úlceras estomacais5.

Resumo de indicações/propriedades:

– Afrodisíaco e estimulante sexual +++
– Relaxante dos nervos, sedativo, ansiolítico +
– Astenia sexual ++
– hidratação de peles secas +++
– Acne, eczemas, dermatites ++
– Dores musculares, inflamações em geral +++
– Antifúngico e antimicótico +++
– Anti-ulcerativo ++++
– Cicatrizante ++++
– Facilitador da meditação ++
– Tonificante do desenvolvimento foliar vegetal +
– Tonificante capilar

Textos: Fabian Laszlo

O óleo essencial madeira do sião você encontra na pria – www.pria.com.br

Referências:

  1. Paluch, Gretchen E. et al. Amyris and Siam-wood Essential Oils: Insect Activity of Sesquiterpenes. Pesticides in Household, Structural and Residential Pest Management Chapter 2, pp 5–18
    2. Daniellia, Letícia J et al. Antidermatophytic activity of volatile oil and nanoemulsion of Stenachaenium megapotamicum (Spreng.) Baker. Industrial Crops and Products Volume 50, October 2013, Pages 23–28
    3. Arruda, Denise C. et al. Antileishmanial Activity of the Terpene Nerolidol. Antimicrob. Agents Chemother. May 2005 vol. 49 no. 5 1679-1687
    4. Byron F.et al. Sensitization of Staphylococcus aureus and Escherichia coli to Antibiotics by the Sesquiterpenoids Nerolidol, Farnesol, Bisabolol, and Apritone. Antimicrob. Agents Chemother. October 2003 vol. 47 no. 10 3357-3360
    5. Klopell, Fernando Canani et al. Nerolidol, an Antiulcer Constituent from the Essential Oil of Baccharis dracunculifolia DC (Asteraceae). Z. Naturforsch. 62 c, 537Ð542 (2007)
    6.Lee, Sook-Jin et al. Antifungal Effect of Eugenol and Nerolidol against Microsporum gypseum in a Guinea Pig Model. Biological and Pharmaceutical Bulletin Vol. 30 (2007) No. 1 P 184-188
    7. http://stories.cals.iastate.edu/archives/2009fall/joelCoats.php
    8. Franchomme, Pierre & Penoel, Daniel. L’aromathérapie exactement Broché. Roger Jollois Editeur

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *