ÓLEO ESSENCIAL DE AZALÉIA GIGANTE DO NEPAL (Rododendro) - Rhododendron anthopogon

Imagem

O óleo essencial de Azaléia Gigante você encontra na Pria – www.pria.com.br

A Laszlo tem o prazer de comunicar que pela primeira vez no Brasil encontra-se disponível o óleo essencial de Azaléia gigante do Nepal, conhecida também como Rododendro (Rhododendron anthopogon).

Diferentes das outras azaléias, esta espécie gigante é aromática e não possui substâncias tóxicas entre seus constituintes. Esta planta é um símbolo nacional no Nepal e cresce numa uma altitude de 4300-4000m. É obtido por destilação a vapor da parte aérea deste arbusto, sendo um líquido fluido de cor amarelo pálido e doce à base de plantas, aroma levemente balsâmico. Devido às variações de altitude e regionais alguns óleos são solúveis em álcool a 95% e alguns não são.

Um óleo muito especial, utilizado na medicina tradicional tibetana, onde a planta é conhecida como balu ou sunpati. Tradicionalmente, das folhas e flores frescas deste arbusto é feito um chá por curandeiros do Himalaia e bebido para ajudar a digestão, estimular o apetite, acalmar pensamentos doloridos e aliviar doenças do fígado.

É considerado um óleo que trata e cuida da alma, dissolvendo tristezas, dores e angústias, principalmente aquelas que tiram o sono e fazem o peito doer. É um óleo que atua especialmente no chakra cardíaco, trazendo paz e acalento.

Talvez a mais importante característica do óleo de rododendro seja sua atuação sobre o sistema imunológico. Tem sido utilizado no Nepal para vários tipos de doenças do sangue e infecções sistêmicas.

Estudos científicos1, revelaram que este óleo possui uma poderosa ação anticancerígena, sendo capaz de reduzir o crescimento de células cancerosas independente do tipo e dos protocolos empregados. Os tipos de câncer testados foram de ovário, colo do útero e cólon. Ele possui uma moderada ação ani-inflamatória tópica e uma significante capacidade de matar bactérias como Staphylococcus aureus, Enterococcus fecalis, Bacillus subtilis, Mycobacterium tuberculosis e os fungos Candida albicans e C. pseudotropicalis (em dosagens de 0,08-0,04% apenas!).
Imagem
Um óleo essencial raro, composto por uma complexa mistura de mono e sesquiterpenos como o a-pineno, limoneno, muuroleno, germacreno d e p-cimeno. Esta sinergia única é a responsável pelas propriedades desintoxicantes e terapêuticas deste óleo.

O óleo essencial de azaléia gigante é considerado um eficiente antiespasmódico para o sistema respiratório, hepatoprotetor e desintoxicante. Ele pode estimular o apetite durante a doença ou convalescença. Ajuda na drenagem linfática, entupimentos vasculares e também tem sido conhecido por ser um estimulador dos rins e supra-renais.

É um bom anti-inflamatório quando aplicado a tecidos fibrosos, ligamentos e articulações, como em condições reumáticas, artrite e gota.

No Nepal, este óleo é considerado um símbolo do equilíbrio dos meridianos de fogo, afetando estes meridianos em todos os seus aspectos; fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Alivia dores de cabeça, dores nas costas e dores articulares e musculares que foram trazidas pelo excesso de algum tipo de atividade (por exemplo, consumo de comida e bebida exageradamente). Este óleo é de grande benefício para as pessoas cujas doenças são agravadas pelas condições de vento ou tempestade.

De perfume um pouco balsâmico, pode ser usado sobre a pele e cabelo para ajudar a trazer maciez e limpar o couro cabeludo.

Cromatografia do óleo da Laszlo Aromaterapia – clique aqui para visualizar.

Textos: Fabian Laszlo
Referências:
1. Innocenti, Gabbriella et al. Chemical composition and biological properties of Rhododendron anthopogon essential oil. Molecules. 2010 Mar 31;15(4):2326-38.
2. Basnyet, Jolanta. Essential Oils from the Tibetan Shangri-La – Positive Health;Oct99, Issue 45, p16

3 thoughts on “ÓLEO ESSENCIAL DE AZALÉIA GIGANTE DO NEPAL (Rododendro) – Rhododendron anthopogon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *