Pele madura e hormônios

Imagem

Com o envelhecimento, nossa pele muda por causa das oscilações no equilíbrio dos hormônios, que são mensageiros internos para a maioria dos sistemas do corpo e são fatores importantes para a aparência, força e saúde da pele.

O estrogênio (presente em ambos os sexos, mas predominantemente nas mulheres) é um hormônio crucial para a boa saúde e aparência da pele. É anti-inflamatório, antioxidante e fator essencial para o reparo do tecido. Também é responsável por manter a saúde em várias funções do corpo como coordenação, equilíbrio, umidade da pele, visão, saúde dos ossos e até mesmo o sistema nervoso. Ele já foi associado à memória e às emoções.

Imagem

As mudanças na pele começam quando a mulher entra na perimenopausa em torno dos 40 anos e continua até a menopausa (50 anos) e além, por causa da diminuição do estrogênio. Todos os tecidos começam a afinar e a mudar a barreira protetora da pele, o tecido epitelial (externo) e a derme. As paredes vasculares e dos capilares começam a enfraquecer, os lipídios são reduzidos, o sistema linfático é menos eficiente, as glândulas se tornam mais lentas e existem menos fibroblastos, afetando assim o colágeno e a elastina dos tecidos conjuntivos.

Imagem

O colágeno perde sua capacidade de responder às alterações físicas decorrentes do envelhecimento e dos danos provocados pelo sol.

Na medida em que o estrogênio se esgota, a pele começa a perder seu tônus. A redução nos glicosaminoglicanos significa menos umidade nos tecidos; também ocorrem diminuições nos queratinócitos (mitose mais lenta), melanócitos (o pigmento protetor diminui) e nas trocas celulares.

O nível de testosterona torna-se dominante à medida que o estrogênio diminui o que pode aumentar a produção de sebo, o tamanho dos poros e o crescimento de pelos indesejáveis e a acne adulta inesperada.

Imagem

A linha da Alva você encontra na Pria. www.pria.com.br

Indicação da ALVA NATURKOSMETIK: Linha Sanddorn e Sensitiv

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *