APRENDA COMO FAZER YOGURT COM LEITE DE COCO COMO UMA RICA FONTE DE PROBIÓTICO E ÁCIDO LÁURICO

Imagem

 

 

Fabian Laszlo publicou esta receita e achei impossível não compartilhar. Deve ser muito bom e com certeza vou experimentar. Adoro essas receitinhas…

APRENDA COMO FAZER YOGURT COM LEITE DE COCO COMO UMA RICA FONTE DE PROBIÓTICO E ÁCIDO LÁURICO PARA SUA SAÚDE SEM USAR LEITE DE VACA. 

Se você ama o sabor do iogurte mas não pode tolerar lactose, essa receita de iogurte de leite de coco é uma ótima alternativa. É livre de glúten, sem leite, sem soja, livre de castanhas e, se você usar uma gelatina de origem vegetal, torna-se vegetariano. E o iogurte é muito mais rentável do que comprar os copos de iogurte. Para fazê-lo, basta apenas levar a base do iogurte – nesse caso, o leite de coco e as culturas – até a temperatura exigida e, em seguida, mantê-lo a uma temperatura constante durante oito a 12 horas, que é o tempo que as culturas levam para fermentar o açúcar. As iogurteiras são baratas e definitivamente valem o investimento, já que reduzem o trabalho. Entretanto, você pode fazer essa receita com nada mais do que uma panela grande e alguns frascos.

O que você precisa?
850 g de leite de coco orgânico (você também pode fazer o seu e usar) 
1 pacote de gelatina (vegetal agar agar ou animal) 
170 g de iogurte de leite de coco ou 1/4 de colher de chá de probióticos livres de produtos lácteos. Você pode usar 1-2 saches de probiótico comprado em farmácias ou 2-3 cápsulas. Quanto mais variedades de probiótico tiver, melhor para sua saúde. 
Tigela de vidro de tamanho médio (para uso em micro-ondas)

Instruções

1
Despeje 425 g de leite de coco em uma tigela para micro-ondas e os outros 425 g em uma jarra de vidro.

2
Coloque um pacote de gelatina uniformemente sobre o leite na tigela e deixe descansar por alguns minutos. Certifique-se de que a gelatina cubra cada centímetro da superfície do leite de coco.

3
Leve o leite da jarra ao micro-ondas por aproximadamente 30 a 45 segundos. Tire-o para verificar a temperatura, que deve ser de 43 ºC. Se ainda não tiver atingido a temperatura correta, leve ao micro-ondas em intervalos de 15 segundos até que atinja. Se o leite ficar muito quente, deixe esfriar até os 43°C antes de misturá-lo com qualquer outra coisa.

4
Mexa o leite de coco na tigela até que a gelatina se dissolva. Em seguida, despeje a maior parte do leite aquecido na tigela e deixe apenas uma pequena quantidade na jarra, não mais do que 1/4 de xícara.

5
Adicione o iogurte de leite de coco ou 1/4 de colher de chá de probiótico ao leite aquecido na jarra. Mexa até que o iogurte e o leite estejam misturados ou até que os probióticos se dissolvam. Adicione essa mistura à tigela. Volte a verificar a temperatura e, se ainda não estiver a 43 graus, coloque-a no micro-ondas e esquente-a em intervalos de 10 segundos.

6
Quando tiver a base de iogurte adequadamente misturada e na temperatura correta, ela estará pronta para ser colocada em uma iogurteira ou em frascos. Se você estiver usando uma iogurteira, siga as instruções do fabricante sobre a utilização da máquina e simplesmente despeje a base do iogurte nos potes. Se estiver usando uma panela e dois frascos, despeje a base do iogurte em um deles e água fervente no outro. Coloque os dois dentro da panela e certifique-se de que estejam colocados em algum lugar estável em que não sejam perturbados e que mantenham uma temperatura constante. Cerque os frascos com panos de prato aquecidos para ajudar no isolamento e tampe a panela.

7
Anote quando terminar o passo 6. Volte em oito a 12 horas para testar o produto. O iogurte estará pronto quando engrossar a consistência e uma coalhada estiver formada. Coloque-o imediatamente na geladeira por algumas horas para firmá-lo e resfriá-lo.

Dicas & Advertências

Se você decidir usar uma iogurteira com um grande recipiente em vez de um pequeno, o iogurte pode demorar de 12 a 15 horas.
Se você não possui um forno de micro-ondas, basta aquecer o leite de coco em uma panela no fogão e monitorar a temperatura com o termômetro.
O leite de coco não precisa ser aquecido tão quente como outros laticínios para ser preparado, então não se preocupe que as outras receitas usem temperaturas mais elevadas.
O iogurte de leite de coco comprado e os probióticos contêm as mesmas culturas ativas – use um ou outro, não os dois.
Não sobreaqueça a mistura. Temperaturas superiores a 43°C podem matar as culturas, e então você terá sopa de leite de coco.

http://www.ehow.com.br/proprio-iogurte-casa-usando-leite-coco-como_128425/

LASZLO
Natural é Estar Bem!

www.pria.com.br (loja virtual)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *