10 Tipos de vegetais e frutos para jardins pequenos

Imagem

 

 

Você mora em um local pequeno ou na sua casa não há espaço para a horta? Jardinagem é algo novo para você? Talvez o que você quer são vegetais e frutas que produzem muito com o mínimo de esforço?

 

Bom, a seguir segue uma lista de vegetais que se adaptam bem a diversos tipos de clima, dão uma boa produção, requerem um mínimo de trabalho e são perfeitas para jardins pequenos, ou mesmo em vasos!

 

Tente adquirir sementes que não provém em empresas que modificam as sementes. Nos Estados Unidos  “Compromisso de semente Segura” é um estatuto que permite às empresas a declarar que “não há ciência que elas compram, vendem ou trocam sementes geneticamente modificadas”, o que dá ao consumidor alguma segurança. 

Até o momento, mais de 100 empresas vendedoras de sementes se juntaram a este movimento para a sustentabilidade da agricultura e se comprometem ao seguinte estatuto:

 

A agricultura e as sementes fornecem a base sobre a qual nossas vidas dependem. Devemos proteger essa fundação como uma fonte segura e geneticamente estável para as gerações futuras. 

Para o benefício de todos os agricultores, jardineiros e os consumidores que querem uma alternativa, comprometemo-nos a não comprar, vender ou trocar sementes ou plantas geneticamente modificadas. 

A transferência mecânica de material genético fora de métodos reprodutivos naturais e entre gêneros, famílias ou reinos, coloca grandes riscos biológicos, bem como as ameaças econômicas, políticas e culturais. 

Sentimos que as variedades geneticamente modificadas não foram suficientemente testadas antes da divulgação pública. Mais pesquisas e testes são necessários para profundamente avaliar os riscos potenciais de sementes geneticamente modificadas. 

Além disso, queremos apoiar o progresso agrícola que leva a solos saudáveis, ecossistemas agrícolas geneticamente diversos e em última análise, pessoas e comunidades saudáveis.

 

Plantas para jardins pequenos e vasos:

 

  1. Vagens e feijões
  2. Cenouras
  3. Pepinos
  4. Beringela
  5. Folhagens:
    1. Alface,
    2. Rúcula,
    3. Couve,
    4. Taioba
    5. Espinafre, etc
  6. Melão
  7. Pimentão e pimentas
  8. Abobrinha e abóboras
  9. Tomates
  10. Ervas variadas:
    1. Salsa,
    2. Manjericão
    3. Manjerona
    4. Tomilho
    5. Orégano
    6. Sálvia
    7. Nirá
    8. Hortelã
    9. Alecrim, etc

 

Como começar?

Leia muito. Quanto mais informação você tiver, mais fácil e agradável será todo  processo

 

Determine uma data

Como é muito comum em nossas vidas, temos a tendência de deixar o projeto para mais tarde. É muito legal mas depois eu faço… O melhor então é marcar uma data. Convide pessoas para participar do projeto com você. Assim, as chances de “enrolar” diminuem! Lembre-se de verificar a melhor época do ano para cada tipo de planta.

 

Use sementeiras e pequenos vasos

Usar sementeiras ajudam MUITO neste processo. Quando comecei a minha horta era uma bagunça. De repente tinha 50 pés de alface e não sabia o que fazer com aquilo tudo. Plantava aipo e nascia aquele monte e depois tinha que esperar um tempão para ter novamente. As sementeiras são ótimas porque vc pode planejar e controlar sua produção. As cenouras demoram muito para estarem no ponto de serem colhidas (lembre-se que raízes precisam de areia para facilitar o crescimento), então planejava tudo nas sementeiras. Usava embalagens de ovos, colocava a terra ali e plantava 2 sementinhas em cada cavidades. Daí há 10 dias plantava mais uma sementeira e à medida que iam brotando ia passando para o jardim. Assim, sempre tinha cenouras brotando e sendo plantadas e sendo colhidas!

Fazia isso com todas as plantas e, desta forma o espaço disponível é mais bem utilizado.

 

Coloque plaquinhas com os nomes

Pelo amor de Deus, não se esqueça de colocar o nome das plantas nos vasos e canteiros! Nem sei quantas vezes eu tive certeza que lembraria mais tarde, ou reconheceria a planta quando crescesse mas… acredite, nada como uma plaquinha e um nome.

 

Preste atenção na luz

Escolha bem o local aonde terá sua horta. As plantas adoram luz e humidade. Sua horta será muito mais viçosa com a quantidade de luz certa.

 

E lembre-se: Não importa o tamanho de sua horta, sempre há espaço para mais um vaso.

Compartilhe e conte qual sua fruta ou vegetal favorito de sua Horta Urbana?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *